galines

galines

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Desafio...

 ...proposto pela Marico do blog http://marinoie.blogspot.com/ que 
aceitei participar. Então vamos lá:

1- Nome de sua música favorita?
     Reverie ( Claude Debussy), até em versões modernas.

2- Nome da minha sobremesa favorita?
     Merengue de morangos.     

3- O que me tira do sério?
      Falta de respeito.

 4- 
Quando fico chateada?
      Promessas não cumpridas.
       
5- Qual meu animal de estimação favorito?
      Amo gatos.

6- Branco ou Preto?
      Branco.

7- Qual meu maior medo?
     Ser cadeirante ou deficiente visual.


8- Qual minha atitude cotidiana?
      Procuro evitar a fadiga!

9- O Que é perfeito?
     O universo.

10- Uma culpa!
       Preguiça. 
       
11-Sete coisas aleatórias sobre mim:
      . adoro cozinhar
      . não gosto de passar roupas
      . vejo TV enquanto uso as agulhas
      . gosto de ordem 
      . sou fumante 
      . gosto da minha independência
      . minha gatinha está sempre do meu 
        lado.
      
Regras:
Colocar o link da pessoa que te ofereceu o selo.
Preencher o formulário das perguntas.
Oferecer a 7 blogs e informá-los

Este desafio vai para:
Raquel
Nancy
Zoleide
Lele
Teresinha
Nina
Ana Paula


Até qualquer horinha minhas amigas e desejo-lhes inspiração para os trabalhos de agulhas.


Beijão,
Lu






quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Virtual X Real II

Final de ano e início de outro! Comecei com o pé direito: virada do ano em Buenos Aires, o pedacinho da Europa na América do Sul. Espetáculo de fogos de artifício em torno da ponte estaiada sobre o Riachuelo.
Passei lá quatro dias e hospedei-me no centro da cidade que tem ruas largas, praças enormes e uma brisa refrescante como sugere seu nome
Os jornais e revistas são vendidos em quiosques e num deles havia este recado:
(não poderia deixar de registrar...)


Fotografia da Casa Rosada é obrigatória!

Adquiri bilhete para usufruir do ônibus para turistas por 48 horas e conheci a cidade toda e seus bairros tradicionais como Ricoleta e Camiñito; encantadores!

A netinha se divertiu.

No dia 4 rumei para Montevidéu num Buquebus imenso e confortável; as 3 horas de viagem se passaram sem que eu percebesse.
Mais uma capital surpreendente: hotel defronte ao mar, muitas gaivotas e mergulhões; um poema.
Agora explico o motivo desta história: depois de jantar e cumprindo o combinado com a nossa amiga Nancy, do http://entretejiendolavida.blogspot.com/ , enviei-lhe notícias de minha chegada via e-mail. No dia seguinte ela telefonou-me e marcamos hora para nos encontrarmos.
Repito que é emocionante encontrar uma amiga virtual pessoalmente, temos a impressão de que somos velhas conhecidas! Nancy é amável, delicada e trabalhou um caminho de mesa de crochê muito diferente; é feito em metades, vejam:


eu adorei o mimo e a mensagem!

Fui apresentada a um dos três "Mercado de los Artesanos" existentes, um espaço recheado com os mais variados e bonitos objetos 
artesanais locais. 
Levou-me também à impecável Cooperativa "Manos del Uruguay" e fez questão de que eu escolhesse a cor do fio artesanal de lã de merino.


São várias meadas de fio sedoso e colorido manualmente. Agora vou esperar o inverno para poder trabalhar com ele. 

Infelizmente estivemos juntas por pouco tempo porque a Nancy tinha dores por causa de uma cistite que a maltratava há dias. Teve de esperar a cultura da bactéria para submeter-se a outro antibiótico. Tenho certeza de que se recuperará desta vez. 

Muito obrigada querida Nancy pela generosidade e amabilidade!

Voltei para casa na segunda feira e, depois que coloquei os resquícios da viagem fora de circulação, vim passear nos blogues das queridas amigas para atualizar-me e deliciar-me vendo as suas artes com agulhas.

    Desejo um novo ano cheio de inspiração para todas. Muita saúde e alegria para terem o ânimo necessário para conciliar todos os trabalhos rotineiros!

Até qualquer horinha,
beijão
Lu


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Bolo diferente...

       Sei que agora, pertinho do Natal, não é bem o momento de se deixar uma receita! Todas estão focadas nas receitas especiais para a ceia ou almoço desta data na qual as crianças se alimentam, ansiosas, com sonhos de apanhar o Papai Noel em flagrante!
       Porém, ontem, as bananas nanicas estavam madurinhas e aproveitei-me disto para fazer este bolo que é diferente e gostoso:


4 ovos
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo peneirada(pode ser integral)
1 1/2 xícaras de acúcar peneirado (pode ser mascavo)
1 colher   (das de chá) bem cheia de canela em pó
1 colher   ( "      "      ")  "        "      "  bicarbonato de sódio
1/2 colher (das de chá) de sal
Juntar os ingredientes numa tigela e mexer bem,

4 bananas nanicas maduras
1 xícara de uvas passas sem sementes (qualquer)
100g de goiabada cortada em cubinhos


forma bem untada com margarina 


amassam-se bem as bananas com um garfo


junta-se à massa e 


juntam-se também as passas e os 
cubinhos de goiabada misturando delicadamente.


Colocar a massa na forma e levar ao forno pré aquecido a 180º por
40 minutos aproximadamente. Tem de ficar bem sequinho. 


Desenformar depois de frio e servir! 

Provei deste bolo em casa de uma amiga que deu-me a receita sem título. E assim ficou!
No lugar da banana e goiabada pode-se substituir por:

4 maçãs, sem casca e sementes, raladas (no ralo grosso)
1 xícara de nozes picadas + as passas.
 
Fica igualmente escuro e saboroso, já fiz nas duas versões e sempre
 usei farinha de trigo e açúcar normais...

    Meus votos de um santo Natal e com deliciosos quitutes (doces e salgados) a todas as queridas amigas!

Beijão,
Lu




         

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Virtual x Real

Sábado, 10 de dezembro, fui até a Novelaria Knit Café que é um amplo espaço e, ao contrário das grandes áreas que nos deixam meio perdidas, é aconchegante!
 Logo na entrada, que a  isola da rua com uma bonita vitrine e porta de madeira com vidros transparentes, está o Presépio estilizado com as peças feitas de tricô, uma verdadeira e bonita obra de arte! Também há um pinheiro natalino enfeitadinho com as peças
 feitas de tricô e crochê que é uma graça e, falha minha, não pedi para fotografar e mostrar aqui...
Meu objetivo era  encontrar-me com nossa amiga Ana Paula  (http://salinhadocroche.blogspot.com/)  que ensina a arte do crochê na Loja e assim nos conhecermos pessoalmente.  Foi gratificante sair do virtual para o real, uma experiência única, emocionante mesmo! 
O tempo foi curto uma vez que o local é frequentado por alunas que teem seus horários, mas conversamos animadas sobre as postagens que fizemos e assuntos gerais e ao observá-la pude perceber que seus trabalhos refletem, com perfeição, a afável e despretensiosa pessoa escondida entre os pontos que entrelaça. 
Para minha feliz  surpresa, recebi um mimo, um trabalho tão bonito e que eu adorei ganhar.

Ei-lo:



não são mesmo lindos estes sachês? Sem contar com os 
sabonetes de erva-doce que vão perfumar minhas gavetas!
Obrigada Ana Paula por tão graciosa lembrança!

Bons trabalhos de agulhas a todas as amigas e até a próxima!

Beijão,
Lu 





domingo, 4 de dezembro de 2011

Ponto de Cruz

Estive semana passada em Barra Bonita, estância turística há 300km de São Paulo, a convite de uma querida amiga para que eu pudesse rever as amigas que deixei na cidade na qual vivi por 9 anos (faz ano e meio que voltei para a Capital).
 Eu a conheci nas aulas de bordado e soube então que sempre bordara o ponto de cruz e queria variar.  Nesta estada de 3 dias visitei os lugares que costumava frequentar, inclusive as margens do  rio Tietê, bem diferentes das que vemos por aqui. O rio é 90% limpo e piscoso e grandes barcos levam turistas para conhecerem a eclusa que fornece energia elétrica para a região.
Em casa da Inês, este é o nome da minha amiga, pedi licença para fotografar seus trabalhos de ponto cruz,  emoldurados e colocados nas paredes,  para mostrar aqui.  






estes ficam na cozinha









estes, no corredor que antecede os quartos


Eles fazem presença embora não sejam grandes, bem coloridos e com pontos certinhos dão graça ao ambiente.
Admiro quem borde com este ponto porque tem de ser rigorosamente contado, não tem riscos e é demorado demais para ver-se o motivo pronto.
Eu não me atrevo!

Agradeço suas visitas e desejo um ótimo fim de semana.

Beijão,
Lu

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Toalha para a hora do chá.


Tenho o hábito de querer ver as publicações feitas pela amigas blogueiras: lindos trabalhos, belas fotos com temas variados e muito mais! Mas, eu mesma quase não posto, ora por falta de peças feitas, ora por não ter fotografado alguma e, com certeza, todas as blogueiras gostam de ver novidades assim como eu.
Mostro então esta pequena toalha quadrada para cobrir a mesa para o chá que é do tempo em que estava aperfeiçoando meu bordado. É feita com ponto reto e o modelo foi tirado de uma revista da Leninha, a professora de bordado, isso já tem  4 anos.


Uma delícia de bordar porque é feita no tecido para vagonite que facilita a contagem dos pontos.


Crochê para rematar. 

Escolhi o vermelho (Cléia) e outras alunas usaram verde, laranja mesclado e tantas outras cores. Os tamanhos variavam, algumas bordaram toalhas para o almoço. Espero que apenas pelas fotos  consigam copiar o motivo, pois infelizmente não possuo o gráfico.


Obrigada pelas amáveis visitas e ótimos trabalhos artesanais a todas!

Beijão,
Lu

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Inscrição

Fiz minha inscrição para participar do sorteio no blogue da Raquel (http://cantinhodavovojenny.blogspot.com) que oferece um prêmio legal! O prazo vai até o dia 10 de novembro e o sorteio está marcado para domingo, 13. Participem também amigas blogueiras!



Boa sorte!

Beijão,
Lu

domingo, 30 de outubro de 2011

Nós de Macramê

Há uns anos resolvi aprender outros trabalhos manuais. Aperfeiçoei-me nos bordados livres, aprendi o Ponto Reto, Vagonite e Hardanger e gostei , tanto que de vez em quando bordo alguma coisa. 
Por curiosidade de saber como se chegava aos desenhos desta renda fiz o curso de Macramê. Fiquei durante 1 ano "amarrando" fios e sai vitoriosa porque a curiosidade deixou de existir e, dai, perdi o 
motivo que me moveu.
Mas não foi só por isso que a deixei de lado e sim porque é uma renda que não  pode ser  levada daqui pra lá, a peça tem de ficar presa em plano reto para se poder trabalhar e ajustar-se bem os nozinhos.
O tricô e  o crochê são trabalhos portáteis, portanto, práticos.
Não fotografei  tudo o que rematei com esta técnica, mas uma delas ficou comigo e mostro:

toalha de rosto


comprada com bordado de ponto cruz feito a máquina.


Depois de lavada várias vezes a cor do fio (Camila) passou de branco para creme contrastando muito com o alvor da toalha. Mesmo assim está em uso e só será descartada quando
 a renda estiver deformada!

Agradeço a atenção de todas as amigas e espero que tenham uma semana tranquila e alegre.
Beijão,
Lu

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Blusa de tricô com fio de algodão

Pela primeira vez trabalhei com linha de algodão (Anne, agulhas n.4) no tricô e gostei muito! Vi trabalhos bem bonitos feitos de algodão  nos blogues das excelentes tricoteiras e crocheteiras que visito sempre.
 O ponto fantasia foi tirado da minha antiga revista japonesa e o modelo é comum. 
gráfico

O realce fica por conta das cores escolhidas e, a beleza, por conta da minha "top model" exclusiva!






Desejo ótima semana pra todas e, bons trabalhos de agulhas!

Beijão,
Lu

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

...limitações!





Minhas queridas amigas, saudades!

Meu laptop teve problemas e aguardei o técnico.
- Roteador danificado, disse ele. Que bom, era só isso, então configurou-se o modem e a internet foi restaurada (depois de 10 dias, ufa!) Acontece que não tenho acesso à minha página e a mensagem é: Ops, tem algo errado aqui, malware no site... o site muda a cada tentativa que faço! Ora é www.magiadocroche, ora é qualquer outro blogue que sigo. OK, segui as instruções e nada consegui. 


Acionei o técnico que virá na próxima semana pra verificar. Enquanto isso, aceitem, por favor, as minhas limitações e desculpas por só agora vir relatar este fato. 

Vir à lan house é aborrecido e, se aqui estou, é tão somente para informar a todas as queridas amigas sempre tão simpáticas e das quais sinto enorme falta que, felizmente, é apenas este o motivo que me mantém sem notícias, visitas e comentários.

Continuo obrigada a todas, logo logo estarei me deliciando com as novidades que amo conhecer nas suas páginas.


Ótimo final de semana!
Beijo e bons trabalhos. 
Lu

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Casaco de crochê para Mariana



Este casaco foi feito a pedido de minha sobrinha que é mãe de uma garotinha linda, Mariana, de 5 anos. Seu corpinho miúdo indica que será uma moça do tipo "mignon" como a avó paterna. 



Fiz o remate com fio de seda no ponto caranguejo e, na gola, apliquei também umas contas que lembram pequenas pérolas.




Com as instruções da Nélia Botelho(http://magiadocroche@blogspot.com) fiz a pala como o passo a passo gentilmente publicado por ela e, o ponto fantasia, foi retirado da minha revista japonesa de pontos.


Gráfico 


Amostra do ponto



Parte de trás




Minha irmã e filhos moram no interior de São Paulo e por isso não fotografei a modelo vestindo seu casaco! Tenho notícias de que ficou no tamanho certo e que ela gostou muito, o que me deixou satisfeita.  


Bons trabalhinhos para todas,


Beijão,
Lu

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Jaqueta de tricô

Comecei a trabalhar nesta jaqueta no final de junho e minha netinha a usou várias vezes. Foi feita com lã de merino nas cores lilás e roxo. 


A netinha está em pleno crescimento e por este motivo a blusa tem, propositalmente, um tamanho amplo para que ela a use durante um bom tempo. 



Usei uma miscelânia de pontos, o fio é bem espesso e agasalha bem.

Como fecho coloquei um ziper (45cm), é prático e  fácil para as crianças manusearem, teem certo quê de lúdico.
Publicarei outras peças que fui fazendo durante este longo espaço de tempo por não ter tido oportunidade de editar as fotos.

Obrigada pelas visitas e até a próxima!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

S O R T E I O !


Mar tem este sorteio para nós blogueiras. Ainda temos tempo, o prazo final é dia 05/AGO : inscrevam-se caríssimas!



quarta-feira, 13 de julho de 2011

Luvas de dedinhos de fora!

Com a lã que sobrou do casaco já publicado e a criação das luvas pela Ana Paula - Salinha do Crochê, fiz  estas para a filha dirigir o carro. Ela sai cedinho de casa e o frio castiga suas mãos. Já havia prometido fazê-las e só agora saíram do novelo. Nas próximas usarei outros pontos e cores diferentes. Este é o Xadrez Ajour (receita no mesmo blog) que fiz com 3 pontos altos e o da receita tem 5. Rematei com alguns picôs.

Também fiz o punho com barra de pontos baixos pegos por trás da laçada.
Eu as calcei e realmente protegem bem, são quentinhas.
Agora me falta fazer as meias de crochê (também criação da Ana Paula) que eu só conhecia feitas de tricô e com 4 agulhas, coisa que preciso tentar. Com crochê o trabalho termina mais rápito porque 1 ponto alto equivale a 3 carreiras de tricô e, para estas peças, fica muito bom e agasalha tanto quanto.
Obrigada à Ana Paula pela gentileza do passo a passo.

Beijão a todas, 
Lu

domingo, 3 de julho de 2011

"Bolo de calda de açúcar", uma delícia!

Ontem (sábado) estava visitando os blogues que sigo e Na cozinha da Nina vi o passo-a-passo deste Bolo e imaginei como deveria ser saboroso. Mandei a preguiça pra longe e fui bagunçar a cozinha:


Hora e meia depois o bolo tirado do forno


Depois que esfriou coloquei a calda, deixei esfriar e provei... tem gosto de quero mais! Além disso, fica bonito, amarelinho.
À Nina, obrigada pela receita e por ter-me tirado da letargia!
(www.nacozinhadanina@blogspot.com)

Desejo às amigas um excelente final de semana! O meu, tem açúcar.