galines

galines

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Casaquinho tricolor da Laura

     Terminei finalmente o casaquinho de fio de algodão para a Laurinha. Este ponto usei para fazer um saco para bebê enquanto esperava a chegada de minha filha caçula (faz um tempinho...)!  Nele usei duas cores, branco e verde água porque não existia ainda o Ultrason, daí não se sabia qual seria o sexo do bebê, teria que ser de cor unisex e fiz do mesmo jeito que este, apenas mais longo.
      Minha linda bebezinha ficava super bem acomodada e 
quentinha dentro dele.

Fiz o ponto em sentido vertical para realçá-lo. Usei linha Anne nestas três cores, fiz as correntinhas para a parte da frente no comprimento que achei que seria bom e iniciei o trabalho. Aqui já terminada a manga do lado direito, com a lateral costurada para dar firmeza na hora de trabalhar a manga (opcional).
Nesta foto vê-se a junção para continuar a parte das 
costas em beje que fica imperceptível.


A outra parte da frente tem que ser feita igual à primeira, isto é, separadamente, até encontrar-se com a parte de trás, como no outro lado, deixando espaço para o decote. Continua-se o ponto à altura de tecer a manga esquerda.


Com as mangas prontas, levantar os pontos do decote, fazer uma carreira de pontos altos, outra de passa fitas (2 p.altos, 2 corr.), outra 
de pontos altos, na cor beje. Trocar a cor e começar a tecer o capuz, 
desta vez no sentido horizontal.

Pronto o capuz, três carreiras de pontos baixos e uma de ponto 
caranguejo em toda a volta para arrematar. Fazer o fio para amarrar
o decote, fiz o iCord da Elaine Crochê que é mestra nas agulhas e coloquei dois pompons nas cores que usei.

Ainda tenho que pregar o zíper para fechar a frente, daí entregarei
para a norinha provar na dona do casaquinho e, 
loguinho, coloco foto da linda e exclusiva top model  desfilando
para que vocês vejam se ficou bem!

Gráfico do ponto

Amostra


Obrigadíssima às amigas que me incentivam e, principalmente, me perdoam pelas postagens tão raras. Tenho mais um trabalhinho para mostrar e logo estarei aqui entre vocês.

Boas manualidades, grandes inspirações e muito ânimo a todas.
Beijão,
Lu

PS: consegui sacar esta foto rapidinho porque a Laura estava agitadíssima:
o tamanho do casaquinho ficou excelente, ela gostou bastante! Bjs



quinta-feira, 17 de abril de 2014

Um aprovado par !

Dando continuidade ao romance do último post, quero que saibam que o casal lindinho tem uma vida social bastante intensa! Além disso, os sogros da Beatriz mostram grande contentamento com o que ela 
tem conseguido na mudança de hábitos do meu genrinho Luís.

 Um dos itens que chamaram a atenção foi o fato dela gostar de exercício físico, sempre fez caminhada diária para manter a saúde e lá continua com o hábito, então, assim que o Luís sai do trabalho, lá vão eles ao passadiço à beira do mar e caminham três 
vezes por semana! 

Deixo também uma foto que recebi deles para que vocês vejam como estão com os olhos brilhantes, curtindo o fato de estarem
juntos finalmente!



Estão aguardando o casamento que tem que realiza-se até setembro (Dep. de Imigração)! Aguardemos nós também, certamente teremos belas fotos para documentar o esperado evento!

Quanto às agulhas, estou com um casaquinho em andamento, de crochê com linha de algodão e três cores, sendo uma delas,
a de base.  Estou fotografando e assim que o terminar mostro aqui
para saber a opinião das amigas da blogosfera!



Desejo a todas uma tranquila Semana Santa com um belo almoço no domingo de Páscoa!

Beijão,
Lu

quinta-feira, 6 de março de 2014

Estava escrito...

...e aconteceu!

Na viagem que fizemos, eu e minha filha Beatriz, à linda ilha de São Miguel (Açores) http://fusoeroca.blogspot.com.br/2013/08/como-toda-viagem.html#comment-form - , a convite da  querida e habilidosa amiga  Teresinha, fomos apresentadas à sua bonita família que nos cobriram de atenção!
   
Conhecemos a Teresinha pessoalmente que foi-nos pegar no aeroporto de madrugada juntamente com seu primo Luís Fernandes que gentilmente levou-nos à casa! A ansiedade para conversarmos teve que ser deixada para o dia seguinte, era tarde e fomos pra cama!

No fim da viagem, véspera de voarmos para Lisboa, o primo Luís Fernandes e minha filha Beatriz passaram a tarde na praia de Populo
 e foi o começo do namoro! 

Voltamos pra casa e o Skype funcionou todos os dias desde de então!


 Eis o casal lindinho, em Furnas!

Hoje, 6 de março, minha filhota voará para Lisboa e na sexta-feira, para Ponta Delgada onde chegará pela manhã e encontrará o Luís Fernandes como na primeira vez! De lá teem um pequeno almoço marcado em casa dos pais dele, os futuros sogrinhos que são uns amores!

Estou super contente pela Beatriz estar feliz, vai pra longe, mas, é pra ficar com sua metade e logo logo teremos casamento! Espero que
 tudo corra bem e que ambos se completem e vivam a
 alegria de estarem juntos!

Que traçados bonitos a vida risca, agora minha filha será prima afim da nossa querida Teresinha e, sem ela, não haveria este júbilo!

The End !

sábado, 25 de janeiro de 2014

Felizmente!

Meu pai, aos 95 anos, não voltará a ser como quando tinha 94!
 Então, estamos felizes porque só tem incontinência urinária e as outras
 funções fisiológicas são normais.
Acompanha a Laura até o parquinho e se diverte.

Agora tornou-se amigo da bengala para ter mais segurança 
ao caminhar e no retorno ao médico obteve a alta do episódio que, felizmente, apenas nos assustou!

A intenção desta notícia é para dizer que me sinto muitíssimo obrigada às amigas do blogue que, pelos comentários cheios de votos de saúde ao meu pai, certamente fez a diferença pra mim, deu-me mais forças e ânimo para conseguir fazer o que foi preciso ser feito e ainda dedico boa parte de meu tempo ao mister de filha.

Portanto, minhas queridas seguidoras, preciso voltar aos trabalhos manuais que são a razão de tê-las conhecido! Quero dizer que postarei
com a pouca assiduidade de sempre, também sou idosa...

Desejo muita inspiração a todas e que possam realizar os trabalhos que estão na lista dos desejos para este ano.
Até qualquer horinha,

beijão,
Lu

domingo, 5 de janeiro de 2014

Minha ausência.

Em nove de novembro, um sábado de céu azul, meu pai completou noventa e cinco anos de vida com muita saúde e bom humor!

Com as bisnetas para ajudarem a apagar as velinhas!

No primeiro dia de dezembro ele estava ótimo e ajudou em alguns trabalhinhos domésticos. As onze horas, pouco mais ou menos, teve uma síncope e caiu sobre uma barraca de brinquedos que defendeu-o de problemas físicos piores na queda vertical que o acometeu.
Foi assustador! Levamos ao hospital onde esteve por uma semana na uti e outra semana em quarto comum de onde saiu no dia dezessete. 
Já em casa percebemos que a recuperação não viria como
das outras vezes. Passamos juntos as Festas e estamos aguardando
que, com o tempo, ele melhore um pouco mais, volte a
ouvir, falar e alimentar-se como antes!
Felizmente ele está conosco e sabemos que vamos perdê-lo um dia, porém, nunca estaremos preparados! Com isto explico minha ausência apesar de estar a par das publicações das amigas que sigo mas, não tive ânimo para comentar! 
Espero que tenham passado muito bem as festas de fim de ano e aproveito-me para desejar a todas as amigas um novo ano
com muita saúde e alegrias junto aos seus familiares. 


Até qualquer horinha.

Beijo

domingo, 20 de outubro de 2013

Tentativa para um PAP (Caminho de crochê do post anterior)


    Tentarei mostrar um pouco de como elaborei o caminho de crochê do post anterior, atendendo o pedido da Kasia, espero que eu possa explicar porque é o primeiro que faço:

fazer as folhas com 16 correntinhas;  preencher as corr. com 1 ponto baixo a partir da 15ª corr., fazer 3 pb na última corr. e, voltando, continua-se preenchendo de pb até a última.
Voltar em pb pegando-se pela laçada de fora da corr. para que o ponto fique em relevo, fazendo-se o aumento de 3 pb no centro
do aumento anterior. Continuar por 8 carreiras, reservar. No final da 8ª carreira das próximas folhas, dá-se um ponto baixíssimo
no último pb da folha anterior.

Fazer, no laço mágico ou num anel de 6 corr., 8 pontos altos
separados por 2 corr. Preencher os espaços das 2 corr. com 1 ponto baixo duplo, 1ponto alto,1 pa que deverá ser juntado com 1 p.baixíssimo na ponta de uma das folhas, continuando assim até
completar o círculo de folhas.


Reservar.
Para a flor, fazer um anel mágico preenchendo-o com 8 pa separados
por 2 corr., fechar o anel e preencher os espaços
com 4 pa.




Sequência


Para entender melhor, a nossa amiga Sônia Maria postou  como fazer
esta flor com fotos bem explicadinhas, visitem seu blogue
porque é cheinho de lindos crochês e ótimas sugestões.

Tirei fotos até aqui! Depois tem-se que fazer correntinhas para unir as peças. Fui fazendo correntinhas e ligando tudo.
 
 
        Acho que todas as crocheteiras devem entender mais ou menos como fiz. Não é difícil, somente exige paciência e atenção. Espero ter podido ajudar a quem queira fazer o trabalho.
        Uma semana proveitosa e tranquila para todos os que visitam o Fuso, agradeço as visitas e carinhosos comentários.
 
Beijão,
Lu
 
 
 


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Caminho de mesa de crochê

Trabalhei neste crochê em dezembro e janeiro e só agora mostro as fotos do caminho de mesa que fiz.
 

 





 
Trata-se de uma peça super conhecida na Net, mas, mesmo assim quis fazer este crochê com barbante cru porque combinaria com a
mesa rústica da filhota.
 
Aqui, as folhas e flores antes de uní-las.
 
 
Eu gostei do resultado porém, é o primeiro de mais nenhum...
Às amigas da blogosfera desejo um maravilhoso fim de semana.
 
Até qualquer horinha.
Beijão,
Lu

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ilha de São Miguel e Lisboa.

Antes de colocar fotos de Lisboa, deixo a imagem da bonita
igreja matriz de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
 
Lisboa!
Linda capital européia e "a primeira vez nunca se esquece", digo, primeira vez no Continente também! Espero não ser a última!
Todas as pessoas com quem conversei foram absolutamente simpáticas.
Recebí informações de como chegar a Belém para conhecer
e experimentar o famoso pastel. Fui de metrô até o Cais Sodré
e almocei num restaurante dos Armazéns.

 O casario no Baixo Chiado com o rio Tejo ao fundo
 
 Mosteiro dos Jerônimos (N.Sra.de Belém) onde repousam os restos
mortais do mais ilustre poeta português, Camões.

 
 
No fim do dia, um delicioso sorvete!
 
e foi por isso tudo que voltei trazendo saudades da ilha e da
Capital portuguesas!
 
 
 
     Minha eterna gratidão à nossa querida amiga Teresinha, sem o seu incentivo este passeio não teria sido possível.
     Meus sinceros agradecimentos às amigas, habilidosas blogueiras, que me fazem simpáticas visitas e deixam seus animadores comentários.
 
Beijão,
Lu
 
 

terça-feira, 6 de agosto de 2013

...continuando na linda São Miguel!

Existe ainda o Largo das Caldeiras, em Furnas, que impressiona
com suas bocas fumegantes e sulfurosas!
 
 
 
 
E a cultura de ananases em estufas envidraçadas que, no verão são caiadas e, no inverno, lavam-se os vidros para a entrada da luz!

 
Houve um jantar muito bom em casa de Maria Manoela e, para ornar a bonita mesa, a anfitriã colocou rosas de seu jardim!
 

Os moradores cultivam muitas flores mas, a hortência 
espalha-se sozinha.
 Com suas cores enfeitam as margens das rodovias e dividem as
quintas que se veem do alto.

 
 
 
De lá voamos para Lisboa!
 
 
Novamente terei de parar! Tentarei amanhã. Vamos ver se consigo terminar porque o PC não está obedecendo os comandos.
 
Obrigada às amigas que gentilmente me visitam!
 
Beijão,
Lu
 
 


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Como toda viagem...


...tem fim, cheguei na sexta-feira (26/7) e tive muitos compromissos até ontem à noite, daí que só hoje tive oportunidade de vir aqui para mostrar algumas fotos e impressões.
Foi uma viagem especial e emocionante! Especial porque fui à ilha de São Miguel, nos Açores e, emocionante, porque iria conhecer pessoalmente a nossa habilidosa amiga blogueira Teresinha, madrinha do Fuso! A decisão foi meio de repente, ela iria de urgência ver a mãe para providenciar cuidados, minha filha solteira estaria em férias (não viajo sozinha), então, conversamos e combinamos os detalhes.
 
A Teresinha fechou questão quanto a dar-nos hospedagem e foi-nos oferecido um grande e aconchegante quarto de dormir
 
com direito a um balcão com vista para a rua!

 
Da janela da cozinha podíamos ver o jardim, cuidado
por seu irmão, Luís, que faz companhia à Da.Teresinha e
seus filhotes fofinhos juntos à mãe (a mais cinzenta)!
 
Fomos apresentadas aos familiares da Teresinha, pessoas
igualmente simpáticas e atenciosas ao extremo e que, mais tarde,
levou-nos a conhecer os belíssimos atributos da ilha.


A maravilhosa Lagoa do Fogo!
A não menos maravilhosa Lagoa das Sete Cidades!
 
A meu ver não há como votar numa delas, são diferentes. É como o Jorge (marido de sua prima Maria Manoela) explicou: uma tem encostas nuas, a outra, arborizada e florida!
 
Comecei ontem a postagem, por três vezes foi apagada! Hoje, meu computador avisa que não poderei continuar! Como não entendo inglês, suponho que o HD esteja sem espaço! Me desculpem por favor, verificarei o defeito e continuarei noutra postagem desde aqui!
 
Estarei visitando os blogues que sigo.
 
Obrigadinha,
beijão,
Lu 

 



 




 

terça-feira, 9 de julho de 2013

Década de 80!

     Num dia da semana retrasada, naquela cuja frente fria enregelou a nossa casa, minha filha usou uma velha blusa de tricô feita por mim lá pelos idos de 87!
     A lã era bonita, tipo mohair e ficou bem fôfa e quentinha.
Pois bem, ela fica guardada nas gavetas no verão e no
inverno ainda é usada!

 
Fiz uma mistura de pontos copiando a idéia de um modelo visto
numa revista cujo nome não lembro.
 
 
T-shirt
 
É isto por agora!
Agradeço suas visitas e comentários incentivadores e aproveito-me do "post" para dizer que viajo em férias nesta semana e volto no dia 26.
Até lá queridas, tenham muita inspiração para os trabalhos de agulhas que, voltando, irei conferir...
 
Beijão,
Lu


terça-feira, 11 de junho de 2013

Sardela!

Você vai precisar de:



3 pimentões médios vermelhos ou 2 dos grandes;
4 dentes de alho descascados;
1/3 de xícara de vinagre;
130g de sardinhas anchovadas;
1 lata de filé de sardinhas em óleo, e
pimenta vermelha (dedo-de-moça ou molho pronto), colorífico e azeite a gosto.

Abrir os pimentões, retirar as sementes e os filetes brancos e cortar em tiras que deverão ir ao fogo com o vinagre e os dentes de alho até evaporar bem, sem tampar a panela.

 
 
Deixe amornar um pouco e coloque no liquidificador, adicionando as anchovadas e os temperos até ficarem bem misturados.
 
 
 
À parte, amasse os filés de sardinha sem desmanchar muito e incorpore o creme batido.
 
 
 
 
Coloque a sardela num recipiente de vidro e leve à geladeira. Esta, vai pra Eliane, minha nora e mamãe da minha linda neta Laurinha.
Pode-se servir com fatias de pão tipo italiano, com torradas ou bolachas de água e sal, bebericando cerveja ou outra bebida.
Depois, é só receber os elogios!
 
Quem vir minhas receitas salgadas pensará que uso sardinhas enlatadas em todas as refeições...
 
Às amigas visitantes agradeço desde agora os comentários sempre incentivadores e carinhosos!
Até qualquer horinha!
 
Beijão,
Lu
 
 

 

 
 






quinta-feira, 6 de junho de 2013

Conjunto para o Felipe!

Felipe é meu mais novo sobrinho-neto, está com dois meses.
Na semana que vem irei visitá-lo novamente e levarei o trabalho neste  azul que minha irmã e avó dele escolheu.
Mostro a feitura do casaquinho (receita da Denise) porque, desta vez,segui a receita direitinho e ví que há sim carreiras a mais
para formar as cavas! Então, nada acrescentei no trio
cor-de-rosa que fiz para a Laurinha!
A única carreira que modifiquei foi a 9ª, fiz tricô em vez de meia para dar este efeito bonito. Tenho certeza de que ela se enganou!
Costas
Aqui, os oito aumentos da touca, sem os buraquinhos

Blocagem
Frente
Fio  Lanafil da Amalfi-usei fio duplo
Cor nº 1653-azul real
Agulhas retas de 5mm
Às amigas que visitam o blogue deixo meus sinceros agradecimentos !
Até qualquer horinha.
Beijão,
Lu