galines

galines

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Casaco e gorro para a Laurinha

Enfim mostro o casaco que fiz pra netinha, mesmo não estando frio,
consegui fazê-lo por termos tido uns dias chuvosos no começo
do outono. Foi feito de cima para baixo.
 

Usei a lã 100% acrílica Bambino, cor 49, agulhas circulares de 6mm..
Gostei deste fio, fácil de trabalhar e a maciez é o ponto alto. 
Bloquei como a Day ensina Aqui. Ficou perfeito!

 
A cor é mais para o areia do que para o cinza, os botões, marrons.
 
 
        A Laurinha aceitou vestir o casaco, mas, tirou-o imediatamente, aflita, era um dia quente mesmo e daí não tenho foto pra verem e nem nós sabemos como ficou. Foi super engraçada a reação dela e um bom sinal: reflexos em dia!
        Agradeço muito a todos os visitantes que deixam ou não comentários simpáticos e de incentivo aqui no blog. Bom restinho de semana a todos.
Beijão,
Lu
        
 



segunda-feira, 30 de março de 2015

Fio de algodão

Este casaquinho azul turquesa veste um bebê de 6 meses, 
usei o fio Anne de cor 2114 e agulhas de 4mm.

É o mesmo modelo que fiz para a minha netinha e que, infelizmente, não indico o post porque o Blogger deu sumiço em todas 
as fotos do Fuso!



Montei 46 pontos para cada frente, depois da barra de ponto de arroz, fiz pelo avesso, 1 carr. em ponto tricô com 1 aumento a cada 4 pontos, totalizando 54 pontos. 

Para as costas, 92 pontos e o mesmo aumento feito nas frentes, totalizando 108 pontos.

Neste casaquinho foram levantados 84 pontos para as mangas com diminuições de 1p. de cada lado a cada 5 carr. Na última carr., antes da barra, a cada 4p diminui 1 em toda a carr. pelo avesso, em tricô.

Para a gola foram caçados 75 pontos. 

O ponto fantasia é o mesmo, a receitinha da nossa querida Elena e está aqui!



Por agora é isto minhas queridas amigas.
Tenho um outro trabalho nas agulhas que logo mostrarei para saber seus pareceres...
Uma feliz semana Santa para todas, muito chocolate no domingo da Páscoa e até qualquer horinha!
Beijão,
Lu


quarta-feira, 11 de março de 2015

Ovos Nevados...


...é o nome deste doce que é uma sobremesa refrescante e delicadamente doce.

Uma receita que aprendi com uma saudosa tia materna que se cansou de trabalhar como  cozinheira nas mansões para começar a organizar uma doçaria que foi
de vento em popa! 
Na confecção dos doces, sempre sobravam claras que eram congeladas e por isso é que minha tia preparava esta sobremesa, com este título, além de fazer suspiros e merengues.
Bater 12 claras (ou quantas tiver) em neve firme.



Enquanto isso, separar uma gema da clara que deve ser
juntada às outras e colocá-la numa peneira para
desprezar sua pele e deixá-la coar. 

Colocar 1 litro de leite com açúcar a gosto numa caçarola
e levar ao fogo até ferver. Baixar a chama e ir cozendo as claras às colheradas,

virando-as para cozer do outro lado. Isto é rápido, assim
que o leite ferver de novo, retirá-las e

colocá-las num recipiente para que soltem o excesso de leite.

Continuar a cozer sempre às colheradas (a camada da colher deve ser fina para que não fique com clara crua no centro
de uma camada mais grossa).

Depois de estarem cozidas, deixar a caçarola ainda no fogo adicionando o excesso do leite que ficou no
recipiente de descanso.
 Juntar um pouco de leite frio à gema que ficou à espera com
1colher (sopa) de Maizena, misturar bem e
acrescentar ao leite quente mexendo rapidamente, ferver um pouquinho e desligar o fogo.
Deve ficar uma calda cremosa/rala, se for
necessário, usar mais Mazena.

Arrumar as claras num refratário e regá-las com a
calda à espera na caçarola.

Levar à geladeira por mais ou menos 4 horas
ou até que fique bem gelado, daí,
é só servir!

Os doces gelados perdem um pouco do sabor doce necessitando que se acrescente mais açúcar do que normalmente usamos.


É isto por hoje minhas visitantes.
Bom fim de quarta feira a todas!
Beijão,
Lu

P.S.: 
soube pela Nina que este doce se chama Farofias lá em Portugal           e que são acrescentados canela, limão e amêndoas, talvez para 
mascarar o odor de ovo que neste doce não sinto.
Neste link temos a receitinha de Farofias para que o conheçam também. Bon  appétit!


























quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Notícia amarga!

Queridas amigas,


Hoje foi um dos dias em que visito minha lista de blogues, passo a limpo a lista e verifico falhas nos avisos de novas publicações. Como está em ordem alfabética, vou descendo e clicando. Vi que um dos títulos, o da Marion, foi removido, por exemplo.
 
Desci mais um pouco e vi o bloque da Mifa, abri para saber se ela
 estava melhor dos tendões do braço porque estava sem tricotar por causa disso e, logo no início,  a pior notícia que se pode
esperar: nossa querida amiga Mifa faleceu em
dezembro do ano passado.
 
Relutei em dar a notícia, mas, achei melhor que todas soubessem
desse infortúnio, dividir com vocês minha infeliz notícia. 
Estou passada de pena, é muito triste!
 
 
Um forte abraço a todas, da amiga
Lu
 
 


 

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Bolo de maçãs

Fiz este bolo no ano passado! Por aí as amigas podem ver como sou organizada! 
Porém, saquei as fotos e arquivei porque sabia que gostaria de fazer um post a respeito do bolo, cuja receita fora compartilhada pela Alice que, além de ser catedrática na técnica 
do tricô, é uma excelente mestre-cuca quando precisa cuidar da família.

Sinto dizer que não tinha o especial vinho do Porto ou qualquer outro vinho tinto, não tenho por hábito tê-los e quando preciso deles para um almoço, adquiro-os uns dias que
 antecedem o feito e já era noite quando a vontade me pegou, não
teria como sair para comprar um dos vinhos.
Aqui, acrescentando as maçãs picadas

Dentro da forma untada para ir ao forno.
Saído do forno e deixado para esfriar.

Retirado da forma e
provado! Delicioso.

Tenho certeza de que o vinho do Porto daria o perfume e o sabor mais requintado, porém, garanto-lhes que sem ele também é muito saboroso e como dizia meu saudoso
pai: - Matei a vontade que estava me matando!



Queridas amigas seguidoras e visitantes do Fuso, devem ter visto que todas as imagens deste blogue desapareceram sem que eu fizesse nada. Entrei na configuração e reli tudo, de fio a pavio e nada consegui fazer.  Visitei "ajuda", sem resposta! 
Estou aguardando que meu filhote me ajude, embora já me tenha dito que não entende nada de blogues, mas, certamente conhece a nomenclatura eletrônica e talvez consega resgatar as imagens. 
Enquanto isso vou acompanhando as publicações que vocês fazem tão bem. Estou com um tabalho de crochê e outro de tricô, nada que todas desconheçam, mas, mesmo demorando para terminá-los, mostrarei para obter a opinião de todas.

Desejo uma semana proveitosa, alegre e saudável a todas as meninas aplicadas da blogosfera!

Beijão,
Lu


sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

O tempo passou tão rápido

que quando percebi que estávamos na semana do Natal não apareceu oportunidade de eu conseguir vir à Net para visitar as amigas que sigo e sempre que publico algo, comparecem carinhosamente para comentar e incentivar! A todas vocês meu enorme agradecimento!
Quero com este post confirmar que sei da minha falha e peço
desculpas, como também, despreocupar a nossa amada  Nina que fica
apreensiva toda vez que uma de nós fica sumida!




Nestas férias fiquei nas praias do norte de São Paulo onde a água do mar sempre está liberada para os mergulhos, não que eu os faça, mas,  quem acompanho, sim. Principalmente a "primaneta" !





Eu fico apenas observando, fazendo cruzadas e esperando na sombra até que os meus voltem para tomarmos sorvetes ou água de côco. 
Um calor infernal!



Ou ficar olhando os malabarismos da neta na piscina do hotel!
 É um "dolce far niente" no qual os problemas inexistem!

Meus sinceros votos de um muito bom ano para vocês todas e
também muita inspiração e ânimo para enfrentarem e serem vitoriosas
 nos desafios que porventura possam aparecer!

Agora passearei por seus aprazíveis blogues para ficar inteirada das novidades que deixei de saber e ver nesses dias todos!

Deixo meu forte abraço e um
beijão,
Lu

domingo, 30 de novembro de 2014

Brasil central

Fiquei dez dias na região do Pantanal e do Cerrado em Mato Grosso do Sul. Descemos em Campo Grande, capital do estado, alugou-se um 
carro para irmos direto à cidade de Miranda. 
 Lá fizemos um passeio noturno para vermos os animais ativos à noite. Chovia bastante e mesmo assim, vimos Jaguatiricas, Corujas orelhudas, muitos Vagalumes e nada da Onça, e, claro, Jacarés...

Uma pena que na noite escura e chuvosa vê-se luzes de outras propriedades ao longe e os bichos não têm mais a escuridão 
propícia para a caça.

Durante o dia vimos Tatus, Tamanduás e Gaviões e outras aves em áreas próximas da estrada, mas, vimos também arrozais a perder de vista, ocupando os alagados que eram a morada 
de tantos bichos maravilhosos 
e que hoje só as visitam os Tuiuius que vão à caça de alimento.


Depois de dois dias fomos para Bonito! Uma cidade voltada unicamente ao Ecoturismo com inúmeros passeios. Rapel e flutuação nos 
rios de águas cristalinas cheias de peixes são a pedida! 

Lá também vê-se o Cerrado limpo, gado de corte a perder de vista, não deixaram nem as veredas! As Seriemas aparecem muito pouco e raras Emas ficam em meio ao rebanho. 

Enfim, esses dois maravilhosos tipos de vegetação, que ainda possuem
animais belíssimos, como as Araras, que vimos poucas, serão
 extintos daqui há alguns anos!

Por quê será que não se cria gado de corte em confinamentos?
Por que será que a produção de arroz não pode ficar restrita ao
 sul do nosso lindo País?...



        Minhas amigas, "in loco" dói mais saber desta destruição. 
Ví muitos animais silvestres atropelados, total descaso! Poderiam colocar telas (daquelas de galinheiro) nos locais de maior incidência de animais que atravessam a pista. 
Coitadinhos dos nossos descendentes! 
Beijão,
Lu 


terça-feira, 11 de novembro de 2014

Uma encomenda recebida!

Fiz um pedido de panos de prato à Fafá 
porque vi em seu blogue como 
são caprichados e alegres.  Eram dois pedidos, um de "semaninha",
outro com tecido felpudo bordado em ponto de cruz.
Disse que não tinha pressa, que eram 
para dezembro e marcamos tudo!
Como havia informação no post de que a "semaninha" estava disponível para pronta entrega, ela já separou um jogo pra mim e bordou os outros num instante, colocou a encomenda no correio 
rapidinho e eu a recebi agora!
   
A semaninha com os dias muito bem pintados.
Os atoalhados lindamente bordados
com o avesso do ponto de cruz perfeito!
Simplesmente lindos!
Fiquei muito contente com o trabalho caprichado, muito bem embalado e limpo da nossa amiga Fafá. Não me admira que viva sem tempo: com tantas encomendas! Suas clientes, tirando por mim, ficam absolutamente satisfeitas com a habilidade e presteza com que nos recebe.

E uma gratíssima surpresa, dentro da embalagem havia um lindo mimo para mim! Agradeço muito à Fafá por seu precioso trabalho e pela disposição de seu tempo dedicado a atender-me.


Amigas queridas, este post é para demonstrar que podemos contar com uma das nossas blogueiras do bem, assídua e amiga!
Felizes dias para todas,
beijão,
Lu

P.S.: os panos têm um bom tamanho: 
         44X70cm os atoalhados, e a "semaninha",
         45X76cm.    






terça-feira, 4 de novembro de 2014

Doces portugueses

são simplesmente os melhores que já pude provar! E na capital portuguesa pude prová-los 
de vagarzinho e saboreando deliciosamente cada mordida!

Na minha cidade há restaurantes e doçarias com sabores do mundo todo, é claro que sei onde encontrar o Pastel de Sta.Clara, o Pastel de Nata, as Tochas, mas, nem sempre tenho vontade de sair para comprá-los e quando a vontade de comer ovos moles fica incontrolável, apelo para um doce que os leva e que encontrei numa revista  "Manequim"  de uns seis anos atrás.

Infelizmente não tirei fotos do passo a passo mas fotografei os doces prontos para levar ao refrigerador. Se alguém os quiser preparar, deixo a receita e sei que vão amar.





DOCE NUVEM

Para os ovos moles:

. 2 e 3/4 de xícara de açúcar
. 1 xícara de água
. 12 gemas peneiradas (para que fiquem sem a pele)

Para o creme:

. 1/2 litro de creme de leite fresco
. 3 colheres (sopa) de açúcar
. 1/2 sachê de gelatina em pó sem sabor e incolor
. 1/2 xícara de água
. 3 claras (não esquecer de reservá-las quando separar as gemas)

Para decorar:

. 50g de amêndoas em lascas, sem pele e torradas (opcional)


Numa panela pequena e de fundo grosso misture o açúcar e a água e leve ao fogo mexendo de vez em quando até formar uma calda mole (ponto de bala).
Coloque as gemas peneiradas numa panela média, fora do fogo, acrescente a calda em fio mexendo sempre. Volte ao fogo baixo e, sem deixar ferver, até engrossar. Tire do fogo e reserve.

Bata o creme de leite com 1 colher de açúcar até formar o chantili. Dissolva a gelatina com a água numa vasilha e deixe hidratar. Leve ao fogo, em banho-maria, até dissolver bem, reserve.

Bater as claras com o restante do açúcar até obter picos moles. Misture a gelatina no chantili e acrescente as claras delicadamente.

Divida o creme em taças e coloque os ovos moles por cima, dividindo igualmente. Decore com as amêndoas e sirva gelado.




Queridas amigas, era esta a receita que eu queria dividir com vocês! 
Eu faço o docinho umas duas vezes por ano, uma data longe da outra porque é 
altamente calórico,mas, é simplesmente 
delicioso e mata a saudade dos doces portugueses!




Desejo uma semana bem chuvosa às amigas de São Paulo/BR e para todas, uma semana alegre, animada e com muita saúde.
Beijão,
Lu



quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Tributo a meu pai.

Infelizmente a vida é assim, o que podemos fazer para 
mudar isto? Nada, nada!

Esperava sim, sabia que um dia ou outro meu pai velhinho iria embora, porém, nada prepara a gente para este final eterno! 
Partiu sem ruído, sem dizer nada, vendo TV do meu lado! 
Fiquei confusa, apalermada e assustada.

Depois de ter entendido o quê acontecera, contei para sua médica como foram vividos seus últimos momentos e ela constatou que um infarto o levara e que naquela idade não sente-se nenhuma dor.


Foi-se embora no primeiro dia deste mês, um homem que trabalhou muito; brincou e amou muito os filhos pequenos; cuidou para que tivessem o necessário; ajudou-os na fase adulta no que foi preciso; adorou seus netos e bisnetos; enfim, batalhou e teve uma 
vida digna de ser imitada. Tenho saudade dele.
Que pena, que pena...


Grande beijo,
Lu

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Rapunzel!


Outro trabalhinho que fiz inspirada numa foto do Pinterest.


A cor original é a da foto abaixo.


Não entendi como nestas outras duas fotos a cor rosa ficou lilás!


 No mínimo, estranho.


Para o gorro usei o fio Bambino Pinguin 
cor 1339, trabalhei com 2 fios e agulha 2,5mm
Para as tranças usei o fio Pratapet


      Então, queridas amigas da Net, mais um crochê que eu queria lhes mostrar. 
      Tenham dias animados e com muita saúde que é o que interessa, o resto? Não tem pressa...
Beijão,
Lu

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Agora é de verdade!


Queridas amigas, legalmente sogra do Luís e, como prometi, publico
as fotos autorizadas pelos noivinhos para que vejam o quão
bonitos e apaixonados estão!

O enlace ocorreu na última sexta-feira, 22 de agosto. Após assinarem o compromisso lavrado pelo Juiz de Paz, foram comemorar com um almoço (que sinto ter perdido) com toda a nova família da Beatriz. Uma festa!





Este é o conto de fadas que estava escrito nas estrelas, os príncipes lindos 
se casaram e reinarão felizes para todo o sempre!

F I M

Queridas amigas blogueiras, tenham uma alegre e saudável semana e até qualquer horinha!
Beijão,
Lu